Articles

Como as pessoas ficaram em Chernobyl?

Como as pessoas ficaram em Chernobyl?

Por fim, cerca de 200.000 pessoas foram deslocadas em razão do acidente. Algumas das pessoas que viviam mais perto da usina receberam doses de radiação em suas glândulas tireoides de até 3.9Gy – cerca de 37 mil vezes a dose de um raio-x de tórax – depois de respirar material radioativo e comer alimentos contaminados.

Como Chernobyl está hoje?

Atualmente o local do maior acidente nuclear da história é aberto à visitação de turistas, com níveis de exposição à radiação controlados. Em 2019 a HBO lançou uma série sobre Chernobyl, na Ucrânia.

Tem alguém mora em Chernobyl?

Cerca de 200 pessoas ainda moram no raio de 30 quilômetros demarcado após a explosão do reator 4. Em 1986, na época do acidente, esse número era de 1,2 mil, que viviam ali ilegalmente. Entre as pessoas que ainda moram na zona de exclusão, estão um homem chamado Igor e sua mãe, uma idosa de impressionantes 92 anos.

Quanto tempo demora para evacuar Chernobyl?

Apesar dos níveis de radiação já serem críticos logo no primeiro instante da explosão, as autoridades levaram mais de 36 horas para evacuar a cidade em que a usina ficava. Foram evacuadas, ao todo, cerca de 300 mil pessoas.

Quais são os problemas de saúde relacionados ao Chernobyl?

Segundo números oficiais, 2,4 milhões de ucranianos sofrem de problemas de saúde relacionados ao acidente. Ainda hoje, 27 anos depois, 6% do PIB ucraniano é destinado aos efeitos da tragédia, como pagamento de indenização às vítimas. Um museu foi construído na capital Kiev para lembrar Chernobyl e as pessoas afetadas pela radiação.

Qual a localização da usina de Chernobyl?

O alto nível de radiação afetou as regiões no entorno da usina, chegando a uma área de 100 mil km. A cidade que abrigava os trabalhadores de Chernobyl era Prypiat, construída para essa função em 1970.

Qual a importância de Chernobyl na Ucrânia?

Na época, a usina era responsável pela produção de cerca de 10% da energia utilizada na Ucrânia. Com quatro reatores e mais dois em construção, Chernobyl era um símbolo do avanço da União Soviética.