Popular tips

Quais as suas principais obras?

Quais as suas principais obras?

Aqui olharemos para 9 das suas principais obras.

  1. Madonna da Escada. Madonna da Escada – 55.5 × 40 cm – Casa Buonarroti, Florença.
  2. Centauromaquia.
  3. Pietà
  4. Davi.
  5. Tondo Doni.
  6. Afrescos da Capela Sistina.
  7. Túmulo de Júlio II.
  8. Túmulos de Lorenzo de’ Medici e Giuliano de’ Medici.

Qual é a obra mais importante de Cândido Portinari?

O lavrador de café
Uma das mais emblemáticas obras de Cândido Portinari é O lavrador de café. Produzida em 1934 com tinta a óleo, a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP. Nessa obra Portinari retrata a figura de um lavrador apoiando-se em sua enxada.

Quais são as características de Cândido Portinari?

As principais e mais conhecidas características de Portinari são as pessoas, o homem e a sociedade. Cândido se preocupava com o social e as suas obras representavam isso. Seu quadro “Morro do Rio” foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e, após aceitação da crítica, Portinari ganha uma exposição individual de suas obras.

Quais são as principais obras de Portinari?

Nas principais obras de Portinari, encontramos os temas que frequentemente ele visitava em suas pinturas como as questões sociais, a fauna e flora. Com certeza, dentre as suas mais de cinco mil obras, há maior destaque para os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados à sede da ONU em 1956, sendo a obra mais expressiva do artista.

Quais são os prêmios de Portinari?

O artista, modernista, recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais e retratou, como ninguém, muito da dura realidade brasileira eternizando imagens como as presentes em Retirantes e Guerra e paz. 1. Retirantes (1944) A tela mais famosa de Portinari retrata uma família pobre, anônima, composta por vítimas da seca no nordeste brasileiro.

Qual o prestígio de Portinari?

Portinari pintou quase cinco mil obras e conseguiu prestígio nacional e internacional dificilmente igualado no Brasil. Sua produção retrata principalmente questões sociais. Alguma vertentes da arte como o realismo, cubismo, surrealismo e muralismo mexicano serviram de inspiração para o artista.