Articles

Quais foram os protestos de 2013?

Quais foram os protestos de 2013?

Destruição e incêndio de ônibus; Pichações, cartazes e faixas; As Jornadas de junho de 2013, também referenciadas como Levante popular de 2013, Insurreição de 2013, ou Protestos no Brasil em 2013, foram uma série de mobilizações de massa ocorridas simultaneamente em mais de 500 cidades do Brasil no ano de 2013.

O que foi o movimento vem pra rua 2013?

O movimento Vem pra Rua se declarou favorável ao impeachment de Dilma Rousseff e contrário a corrupção, a intervenção militar e ao golpe de Estado, ao separatismo e não compactua com governos autoritários.

Qual foi o maior protesto do país em quantidade de pessoas?

13 de março de 2016 Foi o maior ato sobre política na história do Brasil, superando as Diretas já. A primeira cidade a realizar os protestos foi Chapecó no Oeste do estado de Santa Catarina no dia 12 de março e levou cerca de 25 mil pessoas as ruas.

O que motivou a princípio os movimentos sociais a irem às ruas em junho de 2013 *?

A mobilização, iniciada como um protesto contra o aumento da tarifa dos ônibus — que passaria de R$ 2,80 para R$ 3 —, cresceu proporcionalmente à violência empregada pela Polícia Militar de São Paulo contra os manifestantes.

Qual a reivindicação do MPL Movimento Passe Livre?

O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social brasileiro que defende a adoção da tarifa zero para transporte coletivo.

Quem criou o movimento vem pra rua?

Rogerio Chequer Ramalho Machado (São Paulo, 12 de abril de 1968) é um engenheiro de produção, empresário, ativista político, foi colunista da Folha de S. Paulo e cofundador do Movimento Vem Pra Rua.

Qual foi a primeira manifestação brasileira?

Primeira República (1889-1930)

Nome Data(s) ou período Local
Greve geral em 1917 julho de 1917
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana 5 e 6 de julho de 1922 Rio de Janeiro
Revolta da Vacina Entre 10 de novembro e 16 de novembro de 1904 Rio de Janeiro

Quem foi o presidente em 2016?

Michel Miguel Elias Temer Lulia GCC. GOIH (Tietê, 23 de setembro de 1940) é um advogado, professor, escritor e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi o 37.º presidente do Brasil, de 31 de agosto de 2016 a 1 de janeiro de 2019, empossado após o impeachment da titular, Dilma Rousseff.

O que caracterizou o Movimento Passe Livre?

Seus princípios na época eram independência, apartidarismo, horizontalidade e decisões por consenso. Tais princípios só podem ser modificados pelo método do consenso. O Movimento Passe Livre é um movimento horizontal, autônomo, independente e apartidário, mas não antipartidário.

Quais são os objetivos de um movimento social?

O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

Quando foi o Movimento Passe Livre?

O movimento foi fundado em uma plenária no Fórum Social Mundial em 2005, em Porto Alegre, e ganhou destaque ao participar da organização, em 2013, dos primeiros protestos em São Paulo por causa do aumento da tarifa de ônibus, que culminaram em protestos por todo país após o aumento da repressão policial contra …

Quais eram as reivindicações da maioria dos movimentos pelos Direitos da época?

Além do voto, as principais reivindicações na época eram educação e trabalho.