Useful tips

O que significa Primeira Internacional?

O que significa Primeira Internacional?

Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), também conhecida como Primeira Internacional ou simplesmente Internacional, foi uma organização internacional fundada em setembro de 1864. A organização era dirigida por um Conselho Geral, que tinha Karl Marx como um de seus dirigentes.

Quais foram as atividades programadas pela primeira Internacional?

Dentre as várias reivindicações e propostas apresentadas pela AIT constavam: solidariedade entre todos os trabalhadores e suas lutas, a promoção do trabalho cooperativo, redução da jornada de trabalho de mulheres e crianças, redução da jornada de trabalho para 10 horas em todos os países, entre outras medidas.

Quando é porque foi criada a Internacional Socialista?

A Segunda Internacional (1889-1916) ou Internacional Socialista ou ainda Internacional Operária foi uma organização dos partidos socialistas e operários criada principalmente por iniciativa de Friedrich Engels, por ocasião do Congresso Internacional de Paris, em 14 de julho de 1889.

O que é internacional operária?

A Internacional Operária e Socialista (em alemão Sozialistische Arbeiter-Internationale SAI, em inglês Labour and Socialist International LSI e em francês Internationale Ouvrière et Socialiste IOS), fundada em 1923 com a fusão da Segunda Internacional e da União de Partidos Socialistas para a Ação Internacional.

Quem é o vice-presidente da Internacional Socialista?

Entre os vice-presidentes estão o português Carlos César e o brasileiro Carlos Lupi. A rosa vermelha é o símbolo da Social-democracia e também da Internacional Socialista, estando presente nos símbolos de alguns dos partidos-membros.

Quem é o atual Secretário-Geral da Internacional Socialista?

O atual secretário-geral da Internacional Socialista é Luis Ayala (Chile), que ocupa o cargo desde 1989 . Durante muito tempo, a internacional socialista permaneceu distante da América Latina, considerando a região como zona de influência dos Estados Unidos.

Quais são os estatutos da Internacional Socialista?

No entanto, de acordo com o ponto 5.1.3 dos estatutos da Internacional Socialista, uma expulsão exige uma decisão do Congresso por uma maioria de dois terços. O Partido Socialista Europeu, um partido político europeu ativo no Parlamento Europeu, é uma organização associada da Internacional Socialista.

Quem foi o Secretário-Geral do socialismo?

O secretário-geral, Bernt Carlsson, (à esquerda) e o presidente Willy Brandt (ao centro) durante o Congresso Internacional Socialista de 1983.